Metrô em tempo real

3/29/2020

CRRC Qingdao Sifang 2500

Desenho abaixo, para sua visualização: Clique na imagem e quando abrir a janela clique em cima da imagem novamente.
EN: click on the image below and after one more click to see in high resolution.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Em dispositivos móveis, toque na imagem abaixo e depois redimensione para ter melhor resolução.
Celular Phone, tablets and I Pad: Touch the image below. Resize the image to see in high resolution.

CRRC Qingdao Sifang

Hoje, finalmente depois de muito tempo, é lançado um desenho inédito dos trens da Região Metropolitana de São Paulo, tendo em vista que o último modelo entregue foi o Hyundai Rotem 9500 da linha 7-Rubi (Luz - Francisco Morato/Jundiaí). Mas antes de falar do modelo, que é inédito nas ferrovias paulistas, temos que falar do seu local de operação, a linha 13-Jade. Há 20 anos, havia necessidade de levar transporte de passageiros para a segunda maior cidade de São Paulo, Guarulhos. Vale lembrar que Guarulhos perdeu sua principal ferrovia na metade da década de 1960 (quem se lembra do Trem das Onze do Adoniran?), pois é, o trem do Jacanã tinha um ramal até Guarulhos onde na praça IV Centenário existia a antiga estação final da linha utilizada por passageiros e outra parte do trecho, na mesma praça até a Base Aérea de São Paulo, onde está o atual Aeroporto, que nem se quer tinha sido construido. Desde então, Guarulhos ficou sem trens e sua ligação com a cidade de São Paulo dava-se por linhas intermunicipais que predominavam toda cidade. Ainda sim foi construido um corredor da EMTU que liga o bairro de Vila Galvão até o Terminal Taboão (este corredor Metropolitano da EMTU só funciona dentro da cidade de Guarulhos, o que difere dos demais corredores em que há ligação de dois ou mais municipios. Ainda falta um trecho dele que compreende do bairro Vila Galvão até a estação Tucuruvi do Metrô, mas para construir essa parte, haveria de fazer interdições e consequentemente demolições no trecho, alargamento de avenidas e etc, o que por enquanto não está nos planos do governo estadual). E pra quem quiser saber o trajeto do antigo trem de Guarulhos, basta seguir a linha principal do corredor, 802 (Metrô Tucuruvi - Terminal Taboão) que ela passa por 90% do trajeto do antigo ramal.

Antiga estação Guarulhos. Fonte: https://www.estacoesferroviarias.com.br/g/guarulhos.htm
No começo dos anos 2000, o governo estadual estava com planejamento de levar uma linha de trem até Guarulhos, mas a linha específica teria que atender o Aeroporto que não tinha serviço algum de rede de trilhos e era necessário que a segunda maior cidade do estado no que tange a população, teria a necessidade de um serviço de massa. O trajeto em sí aproveitaria parte do trajeto da Variante Poá (utilizada em parte pela linha 12-Safira) e de um certo ponto seria construído o restante até o Aeroporto de Guarulhos, isso num prazo de entrega até 2004. Como sabemos, o projeto não foi a frente e em 2007 via-se a necessidade novamente de se ter uma linha até o Aeroporto de Guarulhos. Vale lembrar que nessa época foi divulgada pelo Governo do Estado o projeto Expansão SP, que visava a criação de novas linhas, modernização do sistema, trens novos ( e nesse pacote entrou a modernização de trens do Metrô e da CPTM) e nessa, Guarulhos ganharia outro transporte em massa, agora seria a extensão da linha 2-Verde que teve seu projeto alterado após o governo estadual decidir que o recém estudo do monotrilho da linha 15-Prata entraria no lugar do projeto original da linha 2 (o trajeto sairia da estação Vila Prudente, atravessaria o bairro do Oratório, Vila Formosa, Aricanduva, Penha, entraria na divisa de Guarulhos e teria sua estação final no Shopping Internacional).