Metrô em tempo real

1/28/2015

Alstom Metrópolis 500 (Antigo Frota F)

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Alstom Metropolis

Situação da Frota: no dia 12/12/2020 foi entregue o primeiro trem reformado e com o CBTC: o trem 505 fez a operação total da linha e além do CBTC instalado, está com a pintura da Via Mobilidade, concessionária da linha 5- Lilás. O 505 é o primeiro de um total de 8 trens que serão entregues de forma progressiva para a linha. Vale lembrar que a frota Alstom Metrópolis 500 operava enquanto estava nas mãos da Companhia do Metropolitano como frota F, mudando toda sua comunicação visual e prefixos para se adequar a nova operadora.

História do Metrópolis: Hoje vamos com um modelo desenhado em julho de 2010 e é também a segunda frota mais antiga do Metrô de São Paulo, perdendo apenas para o modelo Milênio (operante na Linha 1-Azul), trata-se de um modelo da Alstom que opera na linha 5-Lilás (Capão Redondo-Adolfo Pinheiro) . A Alstom também projetou os novos trens para a Linha 2-Verde (os Alstom A96) e os Milênios de 1998.  Fabricou também o modelo 2070 que opera na linha 12-Safira. A linha 5 foi inaugurada em 2002 na gestão Alckmin e foi a primeira linha inaugurada após dez anos depois da inauguração parcial da linha 2-Verde, em 1992. A diferença dessa linha para as demais é que a operação dos trens depende de rede aérea pra operar, já que é a primeira linha do Metrô em São Paulo que não tem energia térrea. A bitola também é diferente comparado com as linhas mais antigas do Metrô (1,435m contra 1,60m das linhas 1, 2 e 3). A linha foi construída pela CPTM e a operação foi dada ao Metrô. Certa época a CPTM adotava a linha como Linha G (quando ainda usava de letras do alfabeto para nomear suas linhas). Depois ela atualizou definitivo pra Linha 5 no meio da década de 2000 . Os Alstom foram os primeiros trens do Metrô com ar-condicionado e livre passagem entre as composições. Por ser uma linha em elevado a maioria do seu traçado detém proteção acústica devido as imensas residências que possuem ao lado da linha. Em 2016 foram retirados os modelos Metrópolis para a instalação do CBTC e foram substituídos pelos modelos CAF Frota P, que desde então faz a operação plena da linha que até então compreende trecho de Capão Redondo até Moema. Com a entrega total da linha até a Estação Chacara Klabin, os modelos Alstom Metrópolis voltarão a operação em definitivo junto a Frota P.

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