Metrô em tempo real

2/09/2015

Alstom 9000

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 Alstom 9000

Situação da Frota: Todos os trens operam a linha 11-Coral.

História do Alstom 9000:. Hoje vamos com o último novo trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, o Alstom 9000. O Alstom 9000 chegou em 2013 e foi o modelo de trem que mais demorou em entrar em operação pela companhia. Seus testes duraram até abril de 2014 quando o primeiro modelo saiu em operação da linha 11-Coral (Luz-Guaianazes). O motivo para a linha 11 receber os novos trens, foram para dar um suporte aos tues 2000 da Cofesbra que operaram no limite da linha, que é paralela a linha 3-vermelha do Metrô. As duas linhas juntas são as mais sobrecarregadas do sistema da região metropolitana de São Paulo. Em junho de 2014 foi o teste definitivo para os 9000. A Copa do Mundo chegou no Brasil e em São Paulo especialmente por causa dos jogos da Arena de São Paulo, no bairro de Itaquera na zona leste da cidade. O esquema da prefeitura e do governo do estado era fazer os torcedores que se dirigiam ao estádio ir somente de transporte público. Dai para os torcedores das seleções a opção era a linha 11 para chegar ao setor leste do estádio, descendo pela estação Corinthians-Itaquera e a linha 3 para o setor oeste do estádio, através da estação Artur Alvim. Quando o esquema "Expresso Copa" para facilitar o acesso dos torcedores ao estádio foi ativado, os 9000 faziam o trajeto da linha entre as estações da Luz, esta com integração com as linhas 1 e 4 do Metrô e a linha 7 da CPTM até a estação Corinthians-Itaquera, para o acesso leste do estádio. A operação do "Expresso Copa" era totalmente diferente da
linha 11. As duas ficavam na mesma malha viária, mas o 9000 partia de Luz sem parar na Estação Tatuapé e seu ponto final era em Corinthians Itaquera e o Cofesbra 2000 saia de Luz mas com trajeto normal da linha, ou seja, parava em Tatuapé e seguia seu trajeto normal até Guaianazes. Esse sistema facilitou e ao mesmo tempo ajudou a desafogar a linha 3 vermelha, pois esta não tinha como fazer direto uma linha expressa, tendo obrigatoriedade parar em todas as estações da linha. A configuração do tue 9000 é a mesma comparada ao CAF 8000, pois detém de gangway entre os carros (passagem livre). Modelos similares ao 9000 correm em metropolitanos do Brasil: uma série também foi desenvolvida para a Supervia do Rio de Janeiro, lá foi denominada como série 4000 (hoje modelos se encontram com o sistema de portas prejudicado devido a superlotação) e a Trensurb tem outro modelo Alstom para o metrô de Porto Alegre, esta com parceria e desenvolvida junto a CAF.

2 comentários:

  1. Olá,. tudo bem? Uma notícia triste para o setor metroferroviário aparece na paralisação das obras da Linha 4. lamentável! Apesar desses trens serem importados da Coreia..... Mas enfim.. Abs, Fabio www.fabiotv.zip.net

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    1. Olá Fábio, seja bem vindo ao novo blog, enfim a linha 4 com toda essa confusão pode chegar a 15 anos sem estar ainda completa. Se eu for comparar as linhas 1 e 3 que em dez anos estavam completas cada uma, a linha 4 vira um sonho adiado...

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