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2/02/2015

CAF 8000

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 CAF 8000

Situação da frota: Todos os trens são frota máxima da linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi)

História do CAF 8000:. Olá pessoal, hoje aqui no blog continuaremos a falar dos novos Tues da região metropolitana de São Paulo. Em 2008 visando a expansão SP (o programa do governo do estado que melhoraria a mobilidade dos trens da CPTM), a malha ferroviária sofreu uma série de mudanças. Já foram citados aqui as alterações e remanejamentos de trens na linha 9 e linha 12, consequentemente uma mexida na frota, que por sinal diversificou o modo do passageiro ver o sistema como um todo mas nada foi mais influente do que as mudanças que sofreu a tão célebre linha 8 diamante (Júlio Prestes-Itapevi). A linha que tem todo uma história desde a época da Sorocabana (EFS) operando com os Toshibas, teve uma revolução na década de 1980 com a chegada dos Fepasões da série 5000. A demanda da linha sempre foi demasiadamente enorme, pois além da capital, atende importantes cidades como Osasco, Barueri, Carapicuiba, Jandira e Itapevi e que cidades estas, cresceram de uma forma ligeiramente desordenada e por isso um trem de peso que era o Fepasa 5000 supriria a oferta da população. A vantagem do 5000 era de ser uma dos trens maios longos do sistema até então, composto com 12 carros, seus trens praticamente ocupariam todo uma plataforma das estações da linha. Em 2009 alguns Cobrasmas foram eliminados do sistema e conjuntamente foram retirados alguns modelos Alstom 2070 e Siemens 3000 da linha 9 (operadas com quatro carros cada tue) sofreram a adaptação de mais 4 carros formando um
tue com 8 carros e foram operar a linha 8 em substituição a alguns 5000 que sairam do sistema. Como sabemos, um trem com oito carros elimina lugares e a quantidade de gente que pode embarcar numa linha de alta demanda que era acostumada a ter 12 carros. Nesse meio tempo chegaram os novos tues 8000, produzido pela CAF e modelos estes semelhantes a série 7000. Quando chegaram em determinada quantidade, os Fepasões foram temporariamente desativados e os modelos 2070 e 3000 foram remanejados a outras linhas. Ainda pra tentar substituir e poder equilibrar a linha, a CPTM tirou dois Eletrocarros 5500 que operavam com oito carros na linha 12, colocou mais quatro carros formando uma composição de 12 e foram mandados a linha 8. Operaram de forma razoável, porém os destinos dos 5500 eram apenas temporários, sendo desativado em pouco tempo de operação. A linha 8 detém desde então 100% frota CAF 8000, a única com frota nova. Coincidentemente, várias estações do trecho Itapevi-Júlio Prestes foram reformadas e modernizadas. Com a padronização da frota, a população queixou-se de o trem ser mais curto que o antigo e deter apenas de 25% menos assentos, porém o headway (distancia ente um trem e outro) foi melhorado e a linha ganhou mais ritmo e agilidade, sendo assim a linha toda completa pode ser feita em cerca de uma hora para pouco mais. O 8000 ganhou de agilidade e de estética: suas portas, comparado ao modelo 7000 da mesma empresa, são mais largos para dar vazão na hora do embarque e uma novidade aos trens da série, foram o gangway (passagem livre entre os carros) nos seus oito carros (o modelo não detém de cabines intermediárias como os demais trens da CPTM), trem semelhante a essa configuração é o modelo Hyundai Rotem da linha 4 amarela.

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