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2/02/2015

CAF 7000

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 CAF 7000

Situação da Frota: Os modelos operam na linha 7-Rubi (Francisco Morato-Luz), 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), 11-Coral (Estudantes-Luz) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana). 

História do CAF 7000: . Agora para falar dos mais novos trens da CPTM. Numa série de 3 que envolve as séries 7000, 8000 e 9000 começaremos por um modelo que chegou em 2010 e refez toda uma reformulação de trens que envolvia 4 linhas de operação da empresa: a linha 7 (Luz-Jundiaí), linha 9 (Osasco-Grajaú), linha 11 (Luz-Guaianazes\Estudantes) e linha 12 (Brás-Calmon Viana).A compra desses tues foi a maior do sistema, já que num lote de 40 unidades, ficaria fácil espalhar eles com mais facilidades em seus ramais. Na linha 9 entrou substituindo os Alstoms 2070 e os Siemens 3000. Na linha 7 divide até hoje espaço com os Budd 1100 e Mafersa 1700. Na linha 11, compartilha com os CAF 2000 a operação e na linha 12 opera em meio a FNV 4400, Alstom 2070 (estes remanejados), Bombardier Fase II e alguns dos poucos Budd 1600 que ainda existem. Assim que entrou no sistema, facilitou a aposentadoria de alguns modelos operantes, como o Eletrocarro 5500 e o
Budd 1400. A série 7000 conta com 38 trens operantes e dois fora de operação, sendo um canibalizado. Em 2011, entrou um modelo similar, onde foi designado como CAF 7500 e dentro de oito unidades fazem apoio total a linha 9 (essa série é semelhante a frota do 7000 mas as ressalvas são alguns melhoramentos e disposições dos bancos de passageiros e pouca alteração externa.). A série 7000 trouxe aos passageiros melhor espaço interno, monitores afixadas nos trens mostrando as suas respectivas paradas e ar-condicionado. Esse trem detém de livre passagem entre carros (o gangway) porém não é disponivel nas linhas que atuam, provavelmente pelo pequeno espaço que dispõe nesses acessos. Não há ainda informações se a série circulará pela linha 10, onde tem total predominio da frota 2100 e na linha 8, onde opera sua versão mais nova, o 8000.

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