Metrô em tempo real

1/30/2015

Bombardier 5500 Fase II (Frota Desativada)

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 Sorefame/Mafersa

Situação da frota: Os trens remanescentes operam a linha 12-Safira

História do Bombardier Fase II: Hoje vamos falando sobre um desenho de março de 2014 com o modernizado da CPTM, aliás o primeiro trem modernizado que estava apodrecendo em páteo e teve uma descaracterização do modelo original, a Bombardier fez do antigo Eletrocarro sua nova frota de operação. A questão da modernização de trens da RMSP está sendo atualmente muito discutida devido a um suposto cartel denunciado pela multinacional Siemens, sobre erros no contrato das mesmas, onde empresas eram obrigadas a se desligar de licitações, posteriormente davam prioridade a uma empresa lider do setor e que vencia o processo licitatório e encaixava as empresas "derrotadas" para participar do sistema, assim superfaturando processos de modernização de trens, onde alguns supostos valores poderia comprar trens novos comparado com um modernizado (um trem já usado). Encaixa nesse tipo também a instalação do sistema de CBTC (sistema de rápida comunicação entre trens na via) encabeçada pela Alstom para o Metrô. As principais modernizações envolvem todas as frotas do Metrô, entre elas a frota I(Alstom), J(Bombardier), L(Alstom) e a não mais famosa frota K(TTrans), onde é a principal indicada pelos operadores do Metrô e noticiado pela imprensa como a mais problemática do sistema, incluindo pesadamente no veículo 307(K07), que foi o segundo trem modernizado do sistema, onde portas abriram-se no
meio do trajeto e que também descarrilhou chegando a estação Palmeiras-Barra Funda. Querendo ou não, o processo de modernização para modelos que sim funcionam ainda normalmente, tirando os valores, dá a oportunidade de prolongar a vida útil de um trem. No caso do 5500 ele ganhou uma sobrevida em meio a frota mais antiga dela, o famoso Eletrocarro que desde a década de 1980 não teve uma atuação regular no sistema de trens da RFFSA e posteriormente na CPTM. Os modelos reformados pela Bombardier, especialmente estava desativados no páteo do lado da Estação Engenheiro Manoel Feio, na Variante Poá atual linha 12 sem perspectiva de uso. Mandado para a multinacional canadense, ganhou um novo layoult e novo acabamento interno, sendo até semelhante a um trem do metrô internamente. Recebeu também freios modernizados e novo acabamento externo. O processo todo envolveu uma campanha em massa do Governo do Estado de São Paulo chamado "Expansão SP", onde trens, estações e rede seriam melhorados. Serviu em partes, até porque era época de ano eleitoral na questão da linha 12, a considerada a mais problemática de todas. Teve a linha reformada com novas estações, como Vila Mara, Jardim Romano e USP Leste e estações antigas modernizadas, como as de São Miguel e Itaim Paulista. No quesito trens, o Eletrocarro foi o único modernizado acrescido ao sistema. Nos que estavam, foram reformados algumas séries como o Budd Mafersa 1400, Eletrocarro 5500 e o Cobrasma/FNV 4400. Entraram posteriormente em 2008 o Alstom 2070 e em 2012 o CAF 7000 dando cara nova a linha que precisava se livrar do passado cruel da linha onde os antigos ACEC participaram para a degradação da linha.

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