Metrô em tempo real

1/29/2015

Mafersa/sob licença The Budd Company 1600 (Frota Desativada)

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BUDD Mafersa 1600

Situação da frota: Os trens remanescentes operam a linha 7-Rubi, 11-Coral (trecho) e 12-Safira 

História do 1600: Postando a 3° série de trens da CPTM feito em julho de 2012. Falaremos da série 1600, o  Budd Mafersa. Ele chegou em meados de 1978 para a operação da Variante Poá e do trecho da Estrada de Ferro Central do Brasil (que na época compreendia o trecho Brás-Estudantes). Em 1984 mudou para o padrão CBTU e conviveu com a enorme lotação do lado leste da região metropolitana. Assim como seu "irmão" mais velho 1400, sofreu inúmeros vandalismos, seja pela constante lotação, as portas danificadas e o quebra-quebra que fazia parte da rotina dos usuários. Na configuração padrão do 1600, a mascara da frente não tinha a janela do meio, sendo assim ficava uma
parte em exposto da lataria. Na época da CBTU essa frente era muito danificada por pedradas ou porretes, o que deixava a frente bem amassada. Na CPTM passou por um ligeiro processo de restauração, para fazer o fechamento das portas e garantir o melhor transporte da população. No final dos anos 2000 alguns de seus modelos entraram para a modernização, tendo vista a Expansão SP em que visava modernizar estações e composições danificadas. Ao contrário dos 1400, os 1600 receberam o novo padrão de pintura apelidado de "tomatão" devido a imensa cor vermelha que abrange parcialmente a máscara do trem e teve seus sistema e freio modernizado, podendo ser utilizado por um pouco mais de tempo.

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