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1/30/2015

Toshiba/Kawasaki 4800

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Toshiba 4800

História do Toshiba 4800: Olá, começaremos e iremos falar deste desenho de agosto de 2013 sobre os tues que fizeram sucesso na EFS (Estrada de Ferro Sorocabana) e a FEPASA (Ferrovias Paulista S.A). No final da década de 1940, o trecho operado pela Sorocabana que ia da estação Júlio Prestes até Sorocaba, eram operados pelos Tue's Pullman Standard (apelidado de Carmen Miranda). Eram um total de 4 tues com 3 carros cada e que serviam a região central da cidade de São Paulo até a cidade do interior e berço da EFS. Porém assim como as demais áreas metropolitanas, a própria área oeste da linha cresceu exageradamente, principalmente cidades como Osasco, Barueri e a própria Sorocaba. Afim de suprir a demanda da linha, a Sorocabana adaptou vagões de carga, aclopando-as nos tues chamado de caveirões, devido a posição das janelas e foi alí até o final da década de 50, uma das alternativas encontradas para atender a necessidade da linha tronco. Porém desde 1950 estava em processo de licitação a aquisição de novos trens para atender a enorme demanda que a linha oeste precisava. Feito a encomenda, chegou em 1957 vindo do Japão e fabricado pelas empresas Toshiba e Kawasaki, o que chamamos hoje de finada frota 4800 (Vale lembrar que o Toshiba foi considerado durante sua operação o trem mais antigo do sistema, junto com o Budd Mafersa da série 1000 que chegou a EFSJ em 1957). Os tues que vieram da cor verde com uma listra amarelada reforçaram a linha que precisava revitalizar o transporte da região que já se tornara precário. Em dias de movimento era possível os Toshibas operar com 9 carros, devido ao excesso de passageiros que transportava. Por uma lado se os Toshibas sofriam no trecho, por dentro dos novos modelos, traziam conforte e segurança para quem conseguia viajar sentado dentro dele. Em uma parta dos carros, os assentos eram laterais e do outro lado do corredor, assentos atravessados porém com estofamento macio. O Toshiba tinha na sua configuração seis portas por carro, sendo cada uma das portas com uma folha só e que junto com os CAF da série 2100 foram os trens com as configurações mais fora do padrão do costume da vida dos passageiros. Na sua operação, atuaram até então em peso na linha. Os Tues Pulmman e juntamente com os Caveirões que davam apoio a linha foram sendo desativados assim que a Fepasa entrou na linha, já que esta estava já na tutela do governo estadual. Já na mão da nova empresa, em 1971 os Toshibas passaram por uma nova reformulação na pintura, onde do verde predominante da EFS, se tornou branco com faixa azul em cima e na parte de baixo do tue e em cada carro escrito "fepasa" (em letras minusculas mesmo). Em meados da década de 70 já era estudado uma forma de suprir a demanda da linha, já que os Toshibas, embora pela sua importância na linha tronco já não suportava a lotação que sofria, sendo até por hora vítima de vandalismo. Foi nessa época em que algumas das suas 30 unidades já estavam sendo baixadas, porém ainda algumas
em peso, foram reformadas e tiveram sua pintura mudada pela 3ª vez, agora ele estava branco, com uma faixa preta no meio com o simbolo da Fepasa (o mais conhecido jogo da velha). Sua estrutura interna também sofreu modificação: para virar legitimamente um trem de passageiros foram tirados os estofamentos e colocados bancos comuns m seu interior.. Porém mesmo com a reforma, os Toshibas já estavam perdendo força, sendo assim iniciu-se na metade da década de 70 a aquisição de novos Tues de 12 carros com fabricação do Consórcio CCTU (Cobrasma e MTE) e que vieram com bitola de 1,60cm (os Toshibas tinham 1 metro só) e por ser curtos, teriam que dar espaço a trens mais espaçosos e que levavam mais passageiros. Porém nada mais justificável dizer que antes da aquisição dos Cobrasmas (chamado eternamente de Fepasões) houve a grande necessidade da modernização da linha. A bitola do trecho Júlio Prestes-Carapicuiba foi aumentada para 1,60, limitando os Toshibas a fazer o trajeto Carapicuiba-Sorocaba, isso ainda pelo fato de existir poucos Cobrasmas na linha que em 1978 existiam na conta de 20 tues. Em 1980 já estavam encomendadas todos os 100 carros e teriam que ser espalhados rapidamente para a operação plena da linha oeste. A bitola foi ajustada mais uma vez, agora de Carapicuiba até Itapevi, donde os Fepasões terminariam ali o percusso. Ainda no começo da década de 80, alguns Toshibas fariam o percurso Itapevi-Sorocaba (por algumas vezes Iperó) porém já sem grande frequência. O governo estadual resolveu tirar o trecho do Toshiba e limitar ao trem de viagem (em percurso no trecho até Bauru e também existia de Bauru a Corumbá operado pela Noroeste do Brasil). Alguns Toshibas foram baixados, seja por avarias ou também por limitação técnica (já que não atuavam em peso na linha tronco). No começo da década de 90, ficou limitado somente ao que foi denominado de ramal (Itapevi-Amador Bueno) e também no recém ramal inaugurado pela Fepasa (*Jurubatuba-Varginha) vale notar que esse trecho já existia desde a época da EFS e servia de ligação da capital ao litoral paulista porém na década de 90 um trecho limitado com operação para trens urbanos.Em 1996 a CPTM assumiu por definitivo as linhas da Fepasa das linhas Oeste (Júlio Prestes-Itapevi-Amador Bueno) e da linha Sul (Osasco-Jurubatuba-Varginha). A cobrança nos ramais (posteriormente chamado de extensão operacional) não existiu até então na capital, fazendo as estações, os trajetos e os Toshibas cair no esquecimento da nova administração. Paralelamente, no litoral paulista, rodava um Toshiba reformado que fazia a operação da linha Santos-São Vicente atravéz da estação Ana Costa até Samarita. Com demanda razoável, sua operação necessitava de um trem a diesel para fazer o reboque, porque parte do ramal não e nunca foi eletrificada mas porém a CPTM também não manteve o trecho, sendo assim encerrada as atividades de operação no litoral. Constante atrasos nos ramais fizeram de uma grande parcela de Toshibas serem vandalizados e que de tão esquecidos se tornaram alvo fácil de pixações e de quebra-quebra. no começo dos anos 2000, foi desativado por definitivo o trecho Jurubatuba-Varginha da antiga linha C (hoje parte do trecho foi reconstruido e é operado pela CPTM até a estação Grajaú).Com a desativação do trecho alguns tues foram baixados por inutilidade restando apenas o trecho do ramal oeste.Vale lembrar que pelo menos um tue recebeu a pintura vermelha do novo padrão de cores da CPTM que não durou por muito tempo, já que se aposentou rápido após o último visual. Seguiu até 2010 operando de forma precária o ramal quando no dia 30 de Abril do mesmo ano foi encerrado o trecho do ramal e consequentemente a aposentadoria dos Toshibas na capital, até então, mas não era o ponto final dos Toshibas, somente uma aposentadoria dos trilhos paulistas era sim, definitiva. Em 2009 a prefeitura de Salvador adquiriu 3 Toshibas para a operação da linha Calçada-Paripe. Dos 3 tues mandados a capital baiana, um encontra-se imobilizado por causa de um descarilhamento. Vale lembrar que os Toshibas foram entregues aos soteropolitanos como "trens novos". Só resta saudade aos mais antigos...

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