Metrô em tempo real

1/29/2015

Cofesbra 2000

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Cofesbra 2000

Situação da frota: Todos os trens operam a linha 11-Coral.

História do Cofesbra: Esse desenho de outubro de 2012 fala sobre o Cofesbra que opera atualmente na linha 11 (coral) no ramal Expresso Leste. Em 1998 o governo do estado junto com a CPTM resolveu investir na modernização da rede de transportes. Na linha 9 (antiga linha C) reformou a maioria das estações que eram da década de 80 e não contavam com nenhum recurso de escadas rolantes e acesso para cadeirantes. A linha recebeu também os trens espanhóis da CAF para operar no sistema.  Tendo vista a parte sul, o governo também resolveu mexer na parte leste da rede.  No começo da década de 90 a intenção era prolongar a linha 3 do Metrô da Estação Corínthians- Itaquera até Guaianazes. No final da década desistiram dessa história e resolveram mexer na então linha E (que até então ia de Brás até Estudantes). Essa linha corria em paralelo com o Metrô em todo seu trajeto e incluia estações como Vila Matilde, Carlos de Campos e Artur Alvim, porém após essa última estação ela "descolava" da malha do metrô e tinha um desvio para dentro do bairro de Itaquera. Quando o governo do estado interveio na linha, esse desvio foi desativado e a linha foi esticada diretamente para a Estação Corínthians-Itaquera, onde é  integrada com a última estação do metrô (atualmente a estação tem integração gratuíta com o metrô fora do horário de pico). A partir daí
a linha ganharia novos trajetos e novas estações como Dom Bosco e José Bonifácio. As estações que ficavam entre Tatuapé e Corínthians-Itaquera foram desativadas, compreendendo o trajeto saindo do Brás, passa no Tatuapé (onde a integração é gratuita com os trens da linha 12) e Corinthians-Itaquera. Este trajeto ganha em tempo de percurso com a linha 3, pois faz esse trajeto em apenas 12 minutos. Depois de José Bonifácio chega em Guaianazes fazendo integração com a contínua linha 11 aonde vai até Estudantes no muncípio de Mogi das Cruzes. E nesta história o Cofesbra faz parte desde o começo dessa operação em 2000. O TUE é feito de aço carbono, um dos poucos do sistema. Esse TUE foi o primeiro novo da CPTM e foi adotado como série 2000, até relacionando com o ano de entrega. O diferencial desse carro que teve parcerias das empresas CAF, Alstom e Adtranz são as portas. Todas elas abrem externamente (para fora) e são as únicas do sistema que fazem isso. Fora isso foram os primeiros trens do sistema a terem ar-condicionado, facilitando os dias de calor intenso. Hoje a linha 11 vai até a Estação Luz para desafogar a linha 10 que era a única do ramal que chegava lá e servia de rota de alternativa para quem desembarcava no Brás. Atualmente esse Tue tem como companhia os trens da série 9000 (Alstom) para operação plena da linha. Dos 15 tues Cofesbras, 13 receberam CBTC (sistema novo de controle de trens) e também receberam a pintura nova da CPTM (apelidados pelos usuário de tomatão).

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