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1/29/2015

Mafersa 1700 (*Frota desativada)

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Mafersa 1700

Situação da frota: Todos os Mafersas operam a linha 7-Rubi

História do Mafersa: Para dar prosseguimento ao blog, vamos com o TUE 1700, desenhado em agosto de 2012, último modelo de trem urbano produzido pela Mafersa no Brasil. A Mafersa passou do áuge para um declínio após a década de 80 por causa da falência da The Budd Company, que a a partir daí ficou impedida de fazer trens com a tecnologia da empresa americana. Sendo assim foi solicitada à Mafersa pela STU (Superintendência de Trens Urbanos) do Rio de Janeiro e de São Paulo, gerenciada pela CBTU a encomenda de novos trens para as duas cidades. As estações Jundiaí-Paranapiacaba (atuais linhas 7 e 10 respectivamente) eram interligadas em uma linha só desde os tempos da E.F.S.J sendo que antes da chegada dos Mafersas 700, operava com os Budd da série 100 (atual 1100) e alguns 400 (atual 1400). Mas como superar a enorme demanda  da rede, era fácil, precisavam de mais trens. Mas a demanda estava relativamente alta e os trens operantes já não suportavam. Num plano urgente a STU do Rio de Janeiro mandou alguns trens da série
9000 (Cobrasma/Francorail) para atender a demanda da linha e fez o suporte até a chegada dos Mafersas. Sendo assim chega o Mafersa para as duas cidades, todas nomeadas como série 700 em 1987. A Mafersa, mesmo sem a BUDD conseguiu inovar no modelo que desenvolveu. Com tração Hitachi, sua caixa inoxidável ainda lembrava a velha parceria com os americanos.Seus trens são formados por oito carros, coisa até aí novidade, pois todos os trens da linha tinham seis e com mais dois carros extras conseguiriam suprir melhor a demanda. Mas o melhor detalhe estava internamente. Seus oito carros, possuem assentos laterais, ou seja, nada de bancos com esquema lateral-atravessado como eram seus irmãos mais velhos. Vale lembrar que o esquema dos bancos laterais também eram usados nos modelos Santa Matilde/Cobrasma da série 4400. Por fim, o 1700 é considerado ainda um dos melhores modelos da empresa reconhecido pelo excelênte serviço que presta na linha 7 seja pelos seus quatro motores que impulsionam mais o trem e pela rápidez...no Rio de Janeiro alguns trens da série 700 tiveram suas máscaras modernizadas e em alguns modelos possuem ar-condicionado.

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