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1/29/2015

Caf 2100 (UT 440R)

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CAF 2100

Situação da frota: Todos os trens operam a linha 10-Turquesa (Brás - Rio Grande da Serra)

História do CAF 2100: Seguindo a ordem cronológica da numeração por frota um desenho de fevereiro de 2013. É sobre o Caf 2100,que foi o primeiro carro adquirido pela CPTM em 1998 que fazia parte do plano de modernização da frota, que naquela época contava somente com os Budd 1100, 1400 e 1600, Mafersas 1700, ACEC 5500 e os Cobrasmas herdados da Fepasa e da CBTU. Em 1998 a CPTM junto com o governo estadual resolveu ampliar a demanda da então linha C (Osasco - Jurubatuba). A linha que começava em Osasco e de onde fazia integração com os trens da então linha B (Júlio Prestes - Itapevi) tinham em seu ramal somente as estações Ceasa, Jaguaré, Cidade Universitária, Pinheiros, Santo Amaro e Jurubatuba, estações essas inauguradas no final da década de 70 e no começo da década de 80 pela Fepasa afim de utilizar os trilhos herdados da E.F.S para expansão da rede urbana de trens. No ano 2000 foram entregues as estações Hebraica-Rebouças, Vila Olímpia, Cidade Jardim, Berrini, Morumbi e Socorro. Assim os Fepasões que na época operaram com 6 carros, foram substituídos e deram lugar ao mais novo carro da empresa, o 2100. Embora considerado trem novo ou o mais popular trem espanhol na época, foi desenvolvido entre 1974 e 1977 pela Caf para a operação da rede ferroviária da Espanha. Claro que atualmente o Caf se apresenta numa configuração muito diferente da época que foi entregue. Ela operou nesse tempo pela Renfe (gerenciadora da rede ferroviária espanhola) com modelo de série chamado UT 440R. Em 1993 teve sua modernização e ficou com a configuração que conhecemos hoje. Posteriormente a Renfe estava se livrando de algumas unidades vendeu 10 modelos do UT para o sistema ferroviário do Chile e 48 unidades para São Paulo. Em 2000 chega ao sistema e é entregue junto com as novas estações citadas acima com a presença do então Governador Mário Cóvas e do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Paralelamente a linha C, operou também a chamada "Integração Centro" (linha fracassada da CPTM que integrava as estações Brás, Luz e Barra Funda, afim de desafogar as linhas principais A, D e Expresso Leste e também na
linha E (Guaianazes-Estudantes) porém retirada a tempo, pois as mesmas estavam sendo vandalizadas. Com a chegada do segundo trem novo da CPTM, os Siemens 3000 os Caf compartilhavam a mesma linha operando com 3 carros, contra 4 dos mais novos. Como os Siemens operavam a linha que na época com uma demanda razoável e assim davam conta, restaram poucos Caf na então renomeada linha 9 e paralelamente vários outros Caf's tiveram mais 3 carros acoplados formando um tue de 6 carros e são até hoje frota 100% fixa da linha 10 (Brás-Rio Grande da Serra). Em 2008 na nova fase da CPTM recebeu a pintura vermelha e alguns de seus modelos foram reformados, ganhando painel eletrônico que avisa qual é a próxima estação para desembarque. O 2100 se difere dos demais trens da rede por ter apenas 4 portas/carro. Em todos os outros são padrão 8 portas/carro.Internamente os 2100 tem bancos laterais e alguns somente cruzados, assim dá mais vazão para suportar mais usuários. A série teve ainda uma baixa devido a um acidente em que um ônibus desceu por uma ribanceira em São Caetano do Sul e acabou invadindo a linha atingindo um trem que estava se aproximando. Felizmente o trem reduziu de velocidade assim que detectou a avaria mas mesmo assim sofreu o impacto com o veículo. Pelos ótimos serviços prestados, a linha 10 é a única linha que não recebeu os novos trens 7000 e 7500 para a sua operação. Pela Espanha a série UT está desativada depois de mais de 30 anos de operação e no Chile foi desativado assim que chegaram pois devido a erros de contrato, teve que ser suspendida a sua operação.

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