Metrô em tempo real

1/28/2015

Alstom A96 (Frota G)

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 Alstom A96 (Frota G)
Situação da frota: Alguns trens estão sendo remanejados para a linha 1 -Azul e sua maioria estão na linha 3-Vermelha

História do A96: Vamos com o desenho do terceiro trem mais antigo do metrô de São Paulo desenhado inicialmente em agosto de 2010 e refeito agora em 2018. É um dos novos trens do Metrô de São Paulo, o Alstom A96.  Esse trem foi o segundo modelo que a Alstom desenvolveu ao Metrô: seu modelo mais antigo é o frota 500 da Via Mobilidade (antigo Frota F). A Alstom trouxe pra o Metrô o que há de mais novo na rede de transportes de grande capacidade. Seu espaço interno tem ar-condicionado, o que é indispensável nos dias de hoje e o espaço ganhou mais vazão pra poder transportar mais passageiros. No Metrô de São Paulo ganhou ainda os assentos para obesos e é o primeiro dos trens do Metrô com câmera de vigilância em todos os vagões. O mapa dinâmico informa eletrônicamente cada estação que o trem irá passar. A linha 2 verde foi construida no final dos anos 80. Embora seja linha 2, foi a 3° Linha a ser construída, depois da linha 1 que á tinha quase 20 anos de uso e da linha 3 que já passava dos seus oito anos de operação. Foi inaugurado em 1991 pelo então governador Oréstes Quercia que entregou o chamado Ramal Paulista as estações Paraíso (que contava a integração com a linha 1-Azul), estação Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação. Ano seguinte na Administração Fleury, foram inauguradas mais duas estações: Ana Rosa (a segunda estação interligada com a linha 1-Azul) e Clínicas, que ficou mais perto do complexo hospitalar de hospital de mesmo nome. Passou a ficar nesse trajeto por 6 anos, foi quando na Administração Mário Cóvas ganhou mais duas estações, Sumaré e Vila Madalena, fechando o lado Oeste da linha. Na linha anos depois o investimento foi só de trens. Até 2000 operava com os antigos Mafersas frota D (atual Frota L) junto com os antigos BUDD frota A (atual frota I e J), foi quando os Alstom Milênio que durante meses de operação na linha 3 foram pra linha 2 e assim consequentemente todos os Mafersas da linha retornaram pra linha 3. Assim em 2006 na gestão Alckmin ganhou duas novas estações, Chacara Klábin e Imigrantes (batizada meses depois como Santos-Imigrantes). Ano seguinte nasce a estação Alto do Ipiranga. No ano de 2010 ganha mais duas estações: Vila Prudente e Tamanduateí (que faz integração com a linha 10 da CPTM) na Gestão Goldman, nesse mesmo ano se integra por meio da linha 4 a estação Paulista junto com a estação Consolação, fechando assim a extensão prometida a mais de 20 anos desde a inauguração do primeiro trecho. Vale lembrar que a prolongação da linha 2-verde se dará a partir de Vila Prudente pelo sistema de monotrilho até o bairro de São Mateus pela linha 15-Prata, aumentando regressivamente a demanda da linha. Em 2018 depois de alguns anos prestando serviços a linha 3-Vermelha, alguns modelos foram remanejados para a linha 1-Azul pra atender a demanda da linha que aumentou devido a integração da linha 5-Lilás.

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