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1/30/2015

Siemens 3000

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Siemens 3000

Situação da frota: Todos os trens operam a linha 7-Rubi.

História do Siemens 3000: Hoje começo com o Siemens 3000 desenho de Abril de 2013, vindo para a companhia no ano de 2002, fabricado em 2000, pela alemã Siemens, empresa especialista em materiais industriais, energia e medicina. Aqui no Brasil foi a única frota própria em fabricação porém divide com a Alstom a modernização de parte da Frota A do Metrô de São Paulo, onde se tornará frota I. Voltando a história, o 3000 chegou com 10 unidades para operar a extinta linha "Integração Centro", que era uma linha denominada expressa, onde só teria três estações: Brás, Luz e Barra-Funda. A princípio foi uma boa sacada da CPTM em poder abreviar e aliviar o tráfego além das então linhas A e D e a linha 3 do Metrô. Porém com trens modernos a rede ainda não dispunha de segurança para um bom tráfego e em cem por cento dos casos, demorava-se até 30 minutos para ir de um lugar ao outro. Devido a esse fato a extensão foi extinta tendo ainda durado por um bom tempo. Para realocação, os Siemens foram prestar serviço na então linha C (Osasco - Jurubatuba) onde ainda dividiam com os 2100 e tanto um como o outro com operação de 4 carros cada tue. em 2008 chega os Alstom 2070 e operam em operação, ainda que não satisfatória para os usuários a denominada linha 9, agora já operando até Grajaú. Em 2010 vem uma das mudanças para a frota, a adaptação de mais 4 carros, pois estava já inaugurada a parcialmente linha 4 do metrô e cresceu demasiadamente o movimento da linha, pois era a única ligação entre a linha nova e a atual linha 5 e para suprir essa demanda, nada mais que agora tues de 8 carros. Os 3000 que agora operavam com 8 fizeram o suporte até a chegada dos
7000/7500 em 2011. Quando o novo modelo da CAF chegou e já operando no vale e pico, houve a grande movimentação de trens mudados para outras linhas. Junto com os 2070, os 3000 foram para a linha 8 (refrisando que a intenção era fazer os usuários dessa linha se adaptar a trens de 8 carros), mas ao contrário dos Alstom que operavam o dia inteiro e dividiam a linha com os Cobrasmas 5000, o Siemens ficou apenas como reserva técnica e alguns de seus tues ficaram encostados no páteo de Presidente Altino para resolver questões técnicas,  incluindo a quilometragem excedida, resumindo, ficaram encostados. Porém desde março de 2013,  com todos os problemas solucionados, voltou a operar. Logicamente que a linha 8 já não era seu destino, pois a 8000 da CAF está a 100%, foi realocado para a linha 7 (Luz - Francisco Morato) onde também fará parte de uma reestruturação da frota, onde futuramente os Budd 1100 serão aos poucos eliminados da linha e farão somente parte da extensão (Francisco Morato - Luz) até porque são tues de 6 carros e com a chegada dos 3000 os usuários terão mais opção de lugar. Fora os Siemens, somente os 1700 (Mafersa) e alguns CAF 7500 possuem tal configuração. Uma das principais detalhes dos tues se deve ao fato na hora das partidas, ele solta uma "musica", é um detalhe da tração incomum dos outros trens da companhia. Além disso, dotam de ar-condicionado e alguns usuários chamam o 3000 de Fepasão modernizado, pois ambos os trens tem uma configuração quadrada e dispões de duas janelas entre as portas, mas nada confirmado até então

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